05 dicas de horas para abrir um negócio ainda em 2022

11 de fevereiro de 2022


 

O Brasil registrou um aumento de 30% no número de abertura de micro e pequenos negócios em 2021, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela pandemia do coronavírus, a perspectiva é que essa seja uma tendência para os próximos anos no país. 

O empreendedorismo continua em alta e, apesar do bom momento, é necessário que aqueles que decidem seguir por esses caminhos adotem medidas para evitar as frustrações e não cair nas estatísticas de CNPJ’s que deixam de existir em pouco tempo.

Assim, para ajudar você a trilhar os caminhos da prosperidade, selecionamos dicas de ouro para você abrir um negócio de sucesso ainda em 2022. Confira.

Conheça o seu perfil

A primeira etapa é entender se você realmente possui o perfil empreendedor. Isso vai muito além das competências necessárias para abrir um negócio. Isso está intimamente ligado aos sacrifícios que você se dispõe a fazer para que esse objetivo se concretize. 

Tenha um plano de negócios

Um bom plano de negócios irá contemplar a sua futura área de atuação de forma integrada. Ele irá trazer uma análise aprofundada de possíveis fornecedores, clientes e concorrentes. Aqui também será necessário incluir indicadores de rentabilidade e lucratividade, além de previsões com três cenários: otimista, pessimista e normal.

Com esse plano estruturado, será possível prever o volume de investimento a ser feito, o valor do capital de giro e quanto deverá ser destinado a captar os clientes.

Cuide das finanças

Tenha em mente que as finanças da sua empresa são diferentes das suas finanças pessoais. Jamais misture esses dois universos, pois aqui podem estar um dos pontos que podem te levar ao fracasso.

Foco no cliente

Resolver um problema do cliente é a razão da sua empresa existir. Então, desde a forma como você irá atrair um cliente, fechar uma negociação e até o pós-venda devem ser minimamente planejados. Assim, você irá desenvolver uma empresa sustentável e que gera encanto nos públicos que atende.

Jamais pare de estudar

Nunca. Jamais. De jeito nenhum. Em hipótese alguma. Estudar significa entender cada vez mais o ramo de negócio em que você está. Sempre haverá inovação nas áreas de tecnologia, processos e muito mais. Esteja sempre pronto a inserir essas novidades no seu negócio. Lembre-se: jamais pare de estudar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?