A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) como ferramenta estratégica de gestão

14 de janeiro de 2022


 

A tomada de decisão nas empresas deve ocorrer após um embasamento em argumentos e fatos que auxiliem a minimizar os riscos nas operações futuras, bem como ampliar as oportunidades que podem surgir. Uma das ferramentas fundamentais que podem auxiliar a entender a situação de uma empresa após o fim de um ano é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

Sendo uma das demonstrações contábeis obrigatórias para as empresas brasileiras, muitos empreendedores enxergam o documento como mera exigência e desconsideram o potencial que a DRE possui para ajudar a aumentar a eficiência da gestão de um negócio.

A DRE é um relatório desenvolvido para informar se a empresa obteve lucro ou prejuízo após um período. Isso significa que o objetivo é descrever, de forma resumida, a movimentação financeira da empresa e como o resultado líquido foi alcançado. 

Sendo assim, as ações para iniciar uma busca de novas fontes de receita na empresa ou ainda desenvolver medidas para o corte de gastos desnecessários pode ser iniciada após uma análise criteriosa da DRE. 

A DRE tem como uma de suas exigências que seja feita por um contador habilitado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A obrigatoriedade do documento não se aplica aos Microempreendedores Individuais (MEI’s). As demais empresas podem terceirizar o serviço para um escritório contábil.

De toda maneira, sendo obrigatória ou não, a DRE é um documento estratégico para as organizações. Com a perspectiva de analisar a saúde financeira, definir metas e até os planos de expansão, fica mais fácil a tomada de decisões com o mecanismo completo para fundamentar os próximos passos da empresa.

[elementor-template id="308"]

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?