Aposentadoria 2022: quais são as regras para se aposentar neste ano?

22 de abril de 2022


 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a Reforma da Previdência tem realizado diversas mudanças nas regras da aposentadoria. É preciso ficar atento, por isso, a Anacon Contabilidade preparou esse artigo com tudo que você precisa saber sobre as regras para se aposentar neste ano.

Aposentadoria por Idade

Para os homens filiados ao INSS até 13/11/2019, não houve alterações significativas. A idade mínima exigida é de 65 anos e 15 anos de tempo de contribuição. 

No caso das mulheres, quando entrou em vigor a Reforma na Previdência, foi criada a regra de transição para a aposentadoria por idade, conhecida como Regra Progressiva. Neste caso, a idade mínima para a mulher se aposentar em 2022 seguirá tendo um aumento a cada seis meses até chegar em 2023, quando ficará estabelecida a idade mínima de 62 anos para elas poderem se aposentar. Assim, neste ano, a mulher para se aposentar precisará estar com a idade de 61 anos e 6 meses e ter contribuído, pelo menos, por 15 anos junto ao INSS.

Regra dos Pontos

Nesta regra, cada ano de idade e de contribuição equivale a um ponto. Assim, é preciso somar a idade com o tempo de contribuição e atingir os pontos mínimos necessários.

A pontuação aumentará de maneira progressiva até chegar a 100 pontos em 2033 para as mulheres e 105 pontos para os homens em 2028. Em 2022, a pontuação para a mulher deverá atingir 89 pontos e os homens 99 pontos.

Regra do Pedágio 50%

Não há alterações nessa regra em 2022. O direito ao pedágio de 50% só se aplica ao segurado que possui tempo menor que dois anos para aposentadoria por Tempo de Contribuição antes de 13 de novembro de 2019, quando a reforma entrou em vigor.

Regra do pedágio 100%

Os requisitos também permanecem os mesmos, sendo acumulativos 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens, com idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 para homens, e o pedágio adicional de 100% do tempo que faltava para completar o Tempo de Contribuição na data de promulgação da Reforma da Previdência de 2019.

Referências: contabeis.com.br – jornalcontabil.com.br

Se ainda tiver dúvidas, fale com a Anacon Contabilidade. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?