Brasil possui um imposto cinco vezes mais alto em relação a outros países.

10 de dezembro de 2021


 

Todos nós sabemos que os impostos brasileiros são altos, porém o número pode assustar mais ainda quando comparado aos países vizinhos.

Os impostos sobre mercadorias brasileiras chegam a ser até cinco vezes maior que o valor cobrado nos mesmos itens em outros países.

De acordo com o relatório “Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe 2021” mostrou que a carga tributária no Brasil representa 33,1% do PIB (Produto Interno Bruto), que só é menor que o de Cuba (42%).

Já no Paraguai, que é um dos países vizinhos do Brasil e uma das principais portas de entrada de contrabando, os tributos representam apenas 13,9% do PIB, ou seja, 19 pontos percentuais a menos que no Brasil.

Abaixo vamos conferir os valores dos impostos sobre os produtos brasileiros em comparação ao Paraguai

(Imagem de reprodução: Contábeis)

Todos esses preços foram divulgados através de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e mostra que o cigarro é um dos produtos brasileiros mais afetados com a tributação.

Os preços dos produtos da indústria do tabaco podem variar de 70% a 90% dependendo do ICMS cobrado pelo Estado, enquanto no Paraguai o imposto cobrado neste segmento é de 18% (uma das menores taxas mundiais).

Outro setor também bastante afetado pela tributação é o de informática, enquanto no Brasil os impostos estão entre 24% e 33%, no país vizinho é de apenas 1%.

De acordo com o ex-secretário nacional de Segurança Pública e CEO do ICL (Instituto Combustível Legal), Guilherme Theophilo, a tributação excessiva no Brasil incentiva a ilegalidade. Enquanto as empresas cumprem suas legalidades e pagam seus tributos, o consumidor vai atrás de produtos mais baratos.

Por isso, é necessária uma revisão urgente do modelo de tributação no país.

Fonte: Contábeis

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com quem você acha que deveria ler isso.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?