Conheças os termos contábeis mais utilizados no dia a dia da sua empresa

21 de outubro de 2021


 

Todo empreendedor precisa conhecer ao menos os termos mais utilizados no dia a dia da sua empresa. Conhecer esses termos de aspecto contábil fazem toda a diferença no momento de tomada de decisão.

Pensando nisso, separamos uma lista com os termos contábeis mais utilizados no cotidiano das empresas. Continue lendo para entendê-los.

1. Custo Fixo

Os custos fixos são conhecidos também como custos indiretos, e são despesas comerciais que não dependem do nível de bens ou serviços produzidos pela empresa. Pois são gastos permanentes e constantes, independente do aumento ou diminuição na quantidade produzida e vendida. Alguns desses custos são:

  • Conta de água
  • Aluguel
  • Material de limpeza
  • Salário fixo 

2. Custos Variáveis

Os custos variáveis são a soma dos fatores variáveis de produção. São os custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho. Alguns exemplos de custos variáveis são:

  • Matérias primas
  • Insumos
  • Embalagens
  • Impostos direto de vendas
  • Fornecedor
  • Mão de obra

3. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, é o montante de um caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo. O registro do fluxo de caixa é um dos documentos mais importantes dentro de uma empresa. Pois através dele são demonstradas as saídas e entradas de recursos financeiros.

Através do fluxo de caixa é possível realizar as projeções contábeis da empresa.

4.Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)

O DRE é um relatório contábil que demonstra se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízo. E por lei, todas as empresas brasileiras exceto o MEI devem elaborar esse relatório anualmente.

5. Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara toda a situação financeira da empresa. Através dele são listados todos os bens, recursos, direitos e investimentos pertencentes ao negócio. Com tudo isso identificado fica mais fácil entender se a empresa está gerando lucro ou não, e com isso melhorar a tomada de decisão sobre o que é o melhor para ela naquele momento.

Com a leitura desse texto você conseguiu entender os 5 termos contábeis mais utilizados dentro do dia a dia de uma empresa. Mas muitos deles só são analisados corretamente com a ajuda de um contador.

Então, caso você ainda não conte com uma ajuda financeira no seu negócio. Entre em contato com a Anacon Contabilidade. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?