Entenda a importância do contador para a sua empresa

28 de setembro de 2021


 

A contabilidade é considerada a ciência da riqueza. E na prática a contabilidade estuda e controla o patrimônio das empresas por meio de registros contábeis.

E é sobre isso, que iremos tratar nesse texto: a importância da contabilidade e do profissional contábil para a sua empresa, além disso vamos conhecer algumas funções que esses profissionais exercem dentro das empresas.

Então continue lendo para entender!

Qual a importância do profissional contábil para as empresas?

Bom, o contador começa a ser importante para uma empresa desde sua abertura. Pois sabemos o quanto o processo de abertura de uma empresa é burocrático, e esse profissional fica responsável por acompanhar o registro da Junta Comercial ou no cartório civil, providenciando a regularização da empresa em diversos órgãos.

Após a abertura da empresa o contador passa ser ainda mais importante dentro dessa empresa, principalmente para que essa empresa venha a crescer e consiga se manter no mercado tão competitivo. De acordo com dados do IBGE, 80% das micro e pequenas empresas fecham suas portas já no primeiro ano de abertura. Então não é somente se destacar das demais, é preciso também cuidar da saúde financeira.

Uma empresa que conta com a ajuda de um contador ou de um escritório de contabilidade, com certeza melhora a sua tomada de decisão. Pois com a ajuda do profissional contábil é possível entender melhor como está a saúde do seu negócio, através de informações sobre controle de custos, despesas, gestão das finanças e redução da carga tributária entre outros. 

Ou seja, o contador é capaz de te repassar dados reais sobre quais são seus verdadeiros gastos e lucros. Com isso você pode considerar e fazer dele o seu braço direito, já que com a ajuda dele você consegue desenvolver e analisar as melhores estratégias para o seu negócio.

Funções do contador indispensáveis dentro das empresas

Agora vamos falar sobre algumas funções que o contador exerce dentro das empresas, e que são essenciais para o sucesso do negócio. Sendo elas:  

Redução da carga tributária.

Normalmente os empreendedores, principalmente os iniciantes, podem ter dificuldades para lidar e entender questões fundamentais para a viabilidade de sua empresa, como: as obrigações fiscais que a empresa possui, a existência de benefícios fiscais destinados ao porte da empresa e o melhor enquadramento para reduzir a carga tributária incidente.

E é nessa hora que a ajuda do contador é indispensável, pois ele irá te orientar sobre o que realmente deve ser pago, além de organizar uma agenda de pagamentos, facilitando assim, todo o processo. 

Pró-labore e distribuição de lucros

Como dissemos acima, existem muitas empresas que fecham suas portas já no primeiro ano de abertura. E isso muitas vezes não é por falta de vendas, e sim por atritos e falta de controle interno.

É importante que cada sócio entenda com clareza quais são suas funções e remunerações dentro do empreendimento. É fundamental não confundir o caixa da empresa com o caixa pessoal dos sócios.

O contador pode detalhar essas questões e apresentar recomendações importantes para evitar erros gerados por eventuais pagamentos de gastos dos sócios com recursos da empresa.

Melhor controle financeiro

Existem variáveis como tributos, folha de pagamento, custo de produtos e outros custos, que os gestores precisam conhecer com clareza para saber se a sua empresa é rentável.  Além disso, é necessário garantir o capital de giro, que é o principal recurso que uma empresa tem para se manter funcionando.

Nesse caso, o trabalho do contador é possibilitar que a empresa tenha um melhor controle financeiro, analisando o capital de giro e todas as variáveis citadas acima, garantindo assim mais precisão e segurança das informações. 

Com isso fica claro que ter uma boa assessoria contábil é benéfico, e pode ser considerado um investimento estratégico para o seu negócio.

Independente do porte (microempresas, pequenas, médias ou grandes empresas), ou do segmento (comércio, indústria ou prestação de serviços), todas as empresas dependem da contabilidade para ter bons resultados e crescerem de maneira segura e saudável. 

A Anacon está desde 2001 atuando na área contábil com assessoria e consultoria financeira para empresas de todos os segmentos.

Então entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer para ajudar seu negócio a ir além!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?