Fisco: entenda o que é, como funciona e os erros que podem te gerar problemas.

2 de maio de 2022


 

Você já ouviu falar do “fisco”? O termo é popular e se refere ao órgão do Estado ou às respectivas autoridades que são responsáveis pela gestão, controle e cumprimento da legislação tributária. O Fisco nacional abrange três esferas: federal, estadual e municipal, sendo que em cada uma delas as atuações se diferem, de acordo com cada nível. Se você trabalha com a área de tributos, é preciso ficar atento. Ter problemas com o fisco é algo que toda empresa deve evitar, principalmente porque isso pode acabar gerando multas e entraves em procedimentos.

Mas afinal, quais as principais funções do Fisco?

O Fisco é responsável pela gestão e fiscalização das leis e regras tributárias, como: recolhimento de impostos, cobrança de contribuições em atraso, verificação do enquadramento de empresas nos regimes tributários corretos, formatos de emissão de documentos fiscais, entre outros. Com o avanço da tecnologia o cruzamento de informações ficou bem mais fácil, por isso, as empresas devem se atentar a todos os possíveis erros que podem colocar sua empresa na mira do Fisco. Sonegação fiscal, omissão de receitas, obrigações acessórias inconsistentes, são alguns erros que podem gerar multas e até detenção. Isso compromete a reputação da sua empresa, além de afetar os cofres públicos, impactando na distribuição de verba e repasses. Por isso, preocupe-se em manter uma gestão fiscal eficiente e fique sempre alerta às alterações e atualizações na legislação fiscal.

Referência: blog.tecnospeed.com.br/fisco – jornalcontabil.com.br

Se ainda tiver dúvidas, fale com a Anacon Contabilidade. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?