Fisco: entenda o que é, como funciona e os erros que podem te gerar problemas.

2 de maio de 2022


 

Você já ouviu falar do “fisco”? O termo é popular e se refere ao órgão do Estado ou às respectivas autoridades que são responsáveis pela gestão, controle e cumprimento da legislação tributária. O Fisco nacional abrange três esferas: federal, estadual e municipal, sendo que em cada uma delas as atuações se diferem, de acordo com cada nível. Se você trabalha com a área de tributos, é preciso ficar atento. Ter problemas com o fisco é algo que toda empresa deve evitar, principalmente porque isso pode acabar gerando multas e entraves em procedimentos.

Mas afinal, quais as principais funções do Fisco?

O Fisco é responsável pela gestão e fiscalização das leis e regras tributárias, como: recolhimento de impostos, cobrança de contribuições em atraso, verificação do enquadramento de empresas nos regimes tributários corretos, formatos de emissão de documentos fiscais, entre outros. Com o avanço da tecnologia o cruzamento de informações ficou bem mais fácil, por isso, as empresas devem se atentar a todos os possíveis erros que podem colocar sua empresa na mira do Fisco. Sonegação fiscal, omissão de receitas, obrigações acessórias inconsistentes, são alguns erros que podem gerar multas e até detenção. Isso compromete a reputação da sua empresa, além de afetar os cofres públicos, impactando na distribuição de verba e repasses. Por isso, preocupe-se em manter uma gestão fiscal eficiente e fique sempre alerta às alterações e atualizações na legislação fiscal.

Referência: blog.tecnospeed.com.br/fisco – jornalcontabil.com.br

Se ainda tiver dúvidas, fale com a Anacon Contabilidade. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar.

[elementor-template id="308"]

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?