Carregando...

Everaldo Serviços Contabeis


Meu INSS: Veja como fazer agendamento de serviços

  • 16/09/2020



     

    Meu INSS: Veja como fazer agendamento de serviços

    As agências do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, voltaram a funcionar nesta segunda-feira, 14, em todo país.

    Apesar dos problemas com as perícias médicas, que foram suspensas, as agência estão oferecendo atendimentos para o cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

    Em todos os casos, só serão atendidos segurados com dia e horário marcados. Confira o passo a passo para fazer o agendamento no site Meu INSS.

    Passo a passo

    Acesse o site: O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Outra opção é baixar no celular o aplicativo de mesmo nome. Quem não tem internet pode ligar para a central 135.

    Dados: A página principal do Meu INSS vai abrir e pedir para o usuário se cadastrar. Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção "Continuar".

    Requerimentos: Depois de logar, a página carregará a tela de serviços do Meu INSS. É preciso clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.

    Caso você não tenha nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

    Serviços: Aparecerá uma lista de opções de atendimento. Se quiser solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Neste caso, deverá escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso. Na próxima tela, terá que ler com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

    Na próxima página, o INSS informará o mínimo necessário para o atendimento. O instituto dá até a opção de digitalizar documentos. Para agendar a perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.

    Perícia médica

    As duas situações em que é preciso fazer perícia médica são para o requerimento de benefício ou a convocação do INSS para promover a prorrogação ou a interrupção do pagamento.

    Além disso, o procedimento é exigido para o auxílio-doença, auxílio-acidente e concessão de aposentadoria por invalidez

    Existe também o benefício chamado BPC/Loas, que pode ser solicitado por idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, comprovando a situação de vulnerabilidade.

    Para agendar a perícia, o primeiro passo é acessar o site do Meu INSS e efetuar o login. Quem ainda não tem a senha, deverá providenciá-lo a partir do cadastro único do Gov.Br – que é a nova forma de acesso ao portal.

    Depois de criar a senha e entrar no sistema (ao clicar em “Entrar”), o solicitante deve navegar pela tela iniciar em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”.

    Depois de selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as duas perícias disponíveis:

    1) Perícia inicial, que é serviço destinado à realização de pericia médica nos casos de requerimentos de benefícios por incapacidade.

    2) Perícia de prorrogação, que é o serviço para a realização de pericia médica noc aso de solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade.

    Ao clicar em um dos serviços, basta clicar em “Selecionar” para prosseguir.

    Após a conclusão do agendamento, se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, o representante do periciado deverá comparecer à unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada. Também deverá apresentar o(s) documento(s) que comprovem a impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além dos demais documentos de identificação do periciado.

    Esse atendimento tido como exclusivo só pode ser solicitado nestes casos. Os demais devem comparecer à agência do INSS no dia e no horário agendados.

    Vale lembrar que o serviço de perícia médica foi suspenso e seu retorno ainda depende do cumprimento de exigências dos médicos peritos nas instalações das agências. Para os segurados que tinham perícia agendada e mesmo assim deixaram de ser atendidos, a orientação é verificar se houve agendamento automático.

    Segundo o INSS, haverá casos de remarcação automática e casos em que o segurado deverá remarcar seu atendimento. Mas, antes de fazer o reagendamento, a orientação é ligar para o número 135 ou conferir no Meu INSS (aplicativo ou portal) se já houve a remarcação automática.

    Agências

    Através do Portal, o usuário pode escolher a agência mais próxima. O site oferece três opções de procura: por CEP, por município e por localização.

     

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br