Dicas para apoiar a saúde mental do seu time e evitar o Burnout

24 de abril de 2023


 

Desde a pandemia, situações de exaustão e estresse crônicos provocados por excesso de trabalho se tornaram cada vez mais comuns e deixaram as pessoas mais suscetíveis à Síndrome de Burnout, que já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional.

A doença causa o esgotamento físico e emocional do colaborador e é algo que pode se manifestar em trabalhadores que vivem uma rotina desgastante e não conseguem administrar essa situação de forma saudável.

Segundo especialistas, é preciso que o profissional de Recursos Humanos (RH) esteja atento à saúde mental dos colaboradores, mapeando e corrigindo situações que possam levar ao burnout. A ideia é fazer com que o RH seja realmente uma área que cuida de pessoas e não só de processos.

Confira três sugestões simples e econômicas que a área de RH das empresas pode implementar para ajudar a cuidar da saúde mental dos times:

1) Ofereça benefícios de saúde

Optar por uma boa cartela de benefícios para o time é uma estratégia que ajuda a manter a saúde física e mental dos colaboradores e ainda é econômica do ponto de vista financeiro. Isso porque os impostos calculados em cima dos benefícios são menores do que em cima da receita de salários. A principal dica da especialista é o uso do cartão flexível.

2) Prepare e humanize seus líderes

Invista em ensinar os seus líderes a falar sobre emoções e como os seus colaboradores estão se sentindo. Esse é um dos caminhos mais assertivos para conseguir mapear potenciais riscos de saúde mental.

3) Eduque seu time sobre produtividade

Muitos profissionais acreditam que sentar em frente a um computador por 12 horas é sinônimo de produtividade, mas o que importa mesmo no final do dia é a quantidade e a qualidade das entregas.

Deixar isso claro para líderes e funcionários, estimulando uma cultura que valorize mais a produtividade do que as horas de trabalho em si é muito importante para ajudar a cuidar da saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, da saúde empresarial.

Referência: contabeis.com.br – capitalonline.org

Se ainda tiver dúvidas, fale com a Anacon Contabilidade. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Iniciar conversa
Olá como posso te ajudar?
Como podemos te ajudar?