Dicas essenciais para uma liderança positiva.

24 de outubro de 2022


 

Atualmente, em qualquer área de trabalho, a grande maioria das pessoas enxerga sua vida como o núcleo em que deve se encaixar o trabalho, e não o contrário, como era no passado. Há também os líderes que ainda não se atentaram a essa nova realidade e insistem em exercer uma liderança distante, focada apenas em atingir metas e objetivos sem considerar a complexidade e os valores de seus subordinados. Na junção desses dois universos temos a desmotivação, falta de engajamento e queda de desempenho.

É possível dar um novo sentido ao trabalho, tornando-o feliz e prazeroso não só por meio de benefícios, cores legais na empresa e brindes interessantes, mas com investimentos em estratégias e ações que modifiquem a visão de que o trabalho é um fardo. Segundo especialistas, é preciso criar uma cultura mais saudável no ambiente corporativo e que gere mais significado para a equipe. “Felicidade no trabalho está relacionada a nos sentirmos desafiados, realizados, a gostar do que fazemos e construir relações mais positivas, a fim de nos encontrar em um ambiente empático e de segurança psicológica”, destaca.

A liderança positiva surge como um conceito relativamente novo, com base na psicologia positiva aplicada, que visa a performance, mas considera as múltiplas dimensões biológicas, pessoais, relacionais, institucionais, culturais, globais, para gerar uma série de novos comportamentos no sentido do florescimento humano de um grupo, instituição. Esse desenvolvimento de cada profissional gera resultados além dos esperados.

Para te ajudar a instaurar esta mudança no seu negócio, aqui vão algumas dicas importantes:

1. Reconheça os dons e talentos dos seus colaboradores: é preciso deixar de focar somente naquilo que não deu certo, que não saiu do jeito esperado. É preciso dar mais importância para aquilo que as pessoas são boas, que as deixam mais realizadas e reconhecidas profissionalmente. Com isso, a equipe terá mais produtividade, engajamento e, consequentemente, mais felicidade;

2. Comemore as conquistas diariamente: muitas empresas deixam para comemorar no final do ano, mas comemorar conquistas que acontecem no dia a dia, mesmo que sejam pequenas, pode se tornar algo prazeroso e incentivador para a equipe refletir sobre o que deu certo no dia ou semana anterior. Pode parecer simples, mas somar cada conquista, se torna algo grandioso e prazeroso na vida de qualquer um;

3. Ofereça segurança psicológica e empatia: ter um ambiente saudável psicologicamente para que o colaborador se sinta confortável para expor ideias, pensamentos, sentimentos e sugestões sem o medo de ser julgado ou punido. Ser compreensivo também é essencial, por isso inclua a equipe em planejamentos e sugestões de ideias. Um ambiente seguro psicologicamente terá mais criatividade e inovação.

4. Invista em feedbacks e ações de encorajamento social: funcionários que apresentam resultados devem ser reconhecidos. Não só acompanhe suas atividades, demonstre que está acompanhando e mostre-se disponível para colaborar, caso ele necessite;

5. Pratique a resiliência e inspire seus funcionários a fazer o mesmo: se exponha a situações nas quais você não tenha um roteiro definido e aumente sua capacidade de improvisar e criar soluções novas. Fazendo isso no dia a dia, sem pressão, quando a pressão ocorrer, você vai estar com a resiliência desenvolvida e sua equipe estará acostumada a lidar com isso;

6. Por fim – mas não menos importante! – seja otimista: isso não significa ser alienado. Reconheça dificuldades, problemas, mas a forma como vai lidar com eles é que vai diferenciar você e sua equipe. Um desafio não dura a vida toda. Um problema profissional é um problema profissional e não de todas as esferas da sua vida. Culpados não significam soluções. Perpetrar fraquezas e dificuldades não levam ninguém para frente. Virar a chave é acreditar no seu potencial e de sua equipe sim.

É importante destacar que a cultura positiva não é feita do dia para a noite, mas é fundamental que os líderes se conscientizem sobre o papel que desempenham dentro das empresas, que além de ser importante para os negócios, é essencial para florescer ou adoecer a equipe. Por isso, especialistas orientam que as mudanças precisam fazer parte da rotina, pois de nada irá adiantar se forem aplicadas uma vez só.

Referências: melhorrh.com.br – mundorh.com.br

Se ainda tiver dúvidas, fale com a Anacon. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar.

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