07/01/2025
O calendário de 2025 conta com diversas datas importantes para os empreendedores. Seja pelas oportunidades de vendas ou obrigações para manter o negócio regularizado, o ano exige organização e planejamento.
De acordo com Thiago Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP, a principal dica para o empreendedor aproveitar bem o ano é simples: analisar o calendário. Para te ajudar a se preparar com antecedência, PEGN reuniu as maiores datas comemorativas do ano e os principais compromissos do microempreendedor individual (MEI). Confira.
14 de fevereiro: Valentine’s Day
O Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, corresponde ao Dia dos Namorados em diversos países ao redor do mundo. Apesar da data ser oficialmente comemorada no Brasil em junho, a celebração pode aquecer as vendas de alguns segmentos, como lojas de chocolates, presentes, restaurantes e floriculturas.
3 e 4 de março: Carnaval
A tradicional festa de fevereiro, este ano, acontece em março. Além de ser uma oportunidade para o setor de turismo e de turbinar as vendas de fantasias, trajes típicos e acessórios, os dias festivos ainda oferecem caminhos para os empreendedores que buscam renda extra.
15 de março: Dia do Consumidor
Criado com o objetivo de inspirar sobre a importância do cuidado com os consumidores, o Dia do Consumidor, atualmente, oferece uma oportunidade para as empresas se envolverem com seus clientes, seja com mensagens, promoções ou ações especiais. Apesar da celebração oficial no dia 15 de março, a data pode se estender para uma semana completa dedicada aos clientes.
20 de abril: Páscoa
Todos os anos, a Páscoa é uma grande oportunidade para impulsionar os negócios em setores como confeitaria e diferentes itens artesanais. Neste ano, a data será comemorada no dia 20 de abril.
10 de maio: Dia das Mães
Uma das principais datas do calendário do varejo no primeiro semestre, o Dia das Mães pode ser aproveitado com diferentes estratégias para incentivar as compras em diversos segmentos.
12 de junho: Dia dos Namorados
Com diferentes possibilidades de ações para impulsionar as vendas, o Dia dos Namorados é comemorado anualmente no dia 12 de junho no Brasil. Em 2024, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou um volume de vendas de R$ 2,59 bilhões na data.
10 de agosto: Dia dos Pais
Comemorado sempre no segundo domingo de agosto que, neste ano, acontece no dia 10, o Dia dos Pais é mais uma data que oferece oportunidades para diversos tipos de negócios posicionarem a marca no mercado e alavancarem as vendas.
15 de setembro: Dia do Cliente
Apesar de semelhantes, o Dia do Cliente é uma data distinta do Dia do Consumidor. Assim como a data que é celebrada no primeiro semestre, este é um momento oportuno para estreitar as relações com a clientela e apostar em ações promocionais.
12 de outubro: Dia das Crianças
Para negócios que contam com produtos ou serviços direcionados ao público infantil, o mês de outubro é o período ideal para conquistar o apelo dos consumidores.
31 de outubro: Halloween
Além das tradições com doces e fantasias, diferentes negócios podem aproveitar o Halloween para oferecer itens temáticos e eventos relacionados à data.
28 de novembro: Black Friday
A Black Friday faz de novembro um dos meses mais importantes para o varejo. Comemorada este ano no dia 28 de novembro, a data pode se estender para o Black November, com promoções antecipadas ao longo do mês. Independentemente do tipo de negócio, a data exige planejamento para que boas promoções sejam oferecidas sem comprometer a rentabilidade e a confiança que os clientes têm na empresa.
1º de dezembro: Cyber Monday
Como um encerramento da Black Friday, a Cyber Monday acontece na primeira segunda-feira de dezembro. Apesar de ser mais conhecida no setor de tecnologia, a data vem se espalhando para outros segmentos e pode entrar no radar de diversas empresas.
25 de dezembro: Natal
O último mês do ano é marcado pelo Natal. Campanhas temáticas e promoções são caminhos para aproveitar esta época, que também deve ser organizada com antecedência para garantir o sucesso esperado.
Como se planejar
Depois de analisar as principais datas do calendário de 2025, é hora de entender quais são as celebrações que fazem sentido para o seu negócio. Segundo Carvalho, da FecomercioSP, é necessário pensar nas datas que tenham algum tipo de relação com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa e apostar na criatividade para explorar até mesmo datas mais segmentadas.
"Há uma série de oportunidades para os mais diversos segmentos. Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, pode-se aproveitar o dia do eletricista ou do pedreiro; as farmácias podem fazer campanhas de saúde relacionadas ao dia do diabetes ou da hipertensão, ou dia do sexo para estimular a venda de preservativos", aponta.
Para as datas de maior importância para o negócio, o assessor econômico indica até três meses de antecedência para preparação. "Esse planejamento antecipado permite que a empresa organize melhor a distribuição e precificação dos produtos, dê treinamento para os funcionários quando necessário sobre um lançamento ou nova linha de produtos, enfim, diminui a chance de erros quando a data comemorativa chegar", diz Carvalho.
Calendário do MEI 2025
Além das datas comemorativas, os microempreendedores individuais (MEIs) devem estar atentos em algumas datas importantes para manter o negócio regularizado durante todo o ano.
31 de janeiro – Adesão ao Simples Nacional: Do dia 1º ao dia 31 de janeiro, MEIs que foram desenquadrados e queiram retornar ao Simples Nacional devem solicitar a opção pelo regime e pelo Sistema de Recolhimento do MEI (Simei). (Veja passo a passo). Para concluir a adesão, é necessário que o empreendedor regularize suas pendências.
31 de maio – entrega DASN-SIMEI: Anualmente, o MEI deve declarar seu faturamento do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). A entrega deve ser feita até o dia 31 de maio, mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o período.
Compromissos mensais - Todo mês, o MEI deve fazer o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Esta é a forma de recolhimento dos impostos e a contribuição do empreendedor para o INSS.
Com o aumento do salário-mínimo este ano, que passa de R$ 1.412 para R$ 1.518, o valor do recolhimento mensal dos microempreendedores individuais também sobe. O novo valor DAS-MEI está entre R$ 75,90 e R$ 81,90, a depender da atividade exercida. A quantia representa 5% do salário-mínimo para MEI mais R$ 1 para quem exerce atividades sujeitas ao pagamento de ICMS e R$ 5 para quem exerce atividades sujeitas ao ISSQN.
Para o MEI Caminhoneiro, o valor do DAS mensal passa para a variar de R$ 182,16 a R$ 188,16, de acordo com o tipo de produto transportado e local para onde é destinado.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios