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  • 07/01/2025


     

    Em alta: brechós aquecem mercado da moda circular

     

    Os brechós estão de cara nova e peças de ‘segunda mão’ estão ocupando cada vez mais espaços no guarda-roupa e na casa dos brasileiros. O crescimento do comércio de itens usados tem atraído a atenção de quem quer empreender no mercado de moda circular. O consumo mais sustentável e consciente é uma tendência global em alta em todo o mundo, principalmente entre as novas gerações.

    A gestora de Moda do Sebrae Nacional, Kamila Merle, destaca que para abrir um brechó é importante que o empreendedor se identifique com o propósito do negócio. “É preciso ter um interesse pessoal com o consumo consciente. A sustentabilidade e a moda circular devem ser valores para quem quer ter um brechó. O empreendedor também deve avaliar se tem a capacidade de curadoria, ou seja, habilidade de identificar as peças e avaliar o valor agregado”, enfatiza.

    Merle chama atenção para a apresentação das peças. “Isso influencia muito na percepção de valor dos produtos. Garantir a qualidade das peças e o bom estado de conservação deve ser feito a todo momento”, acrescenta. Entre outros cuidados necessários, ela explica que a autenticidade e transparência também precisam ser pilares do negócio.

    Não adianta se posicionar socialmente responsável e deixar de lado o impacto da poluição e da sustentabilidade em outras atividades da empresa.

    Kamila Merle, gestora de Moda do Sebrae Nacional.

    No bairro da Vila Ré, zona leste de São Paulo, a empreendedora Tábata de Oliveira encarou o desafio de abrir o próprio negócio ao lado do irmão no final de 2021. Como ex- técnica de radiologia, ela nunca tinha empreendido antes, mas encontrou a oportunidade de se tornar franqueada da Arena Baby, uma rede de brechó e outlet infantil.

    “A franquia nos deu bastante apoio para começar o negócio com todo o suporte que precisávamos”, conta Tábata que já faz planos para expandir o negócio para outras localidades. Ano após ano, o faturamento da loja tem aumentado em torno de 20%.

    Acredito que nosso maior diferencial é o atendimento humanizado. As pessoas entram na loja e ficam surpresos com a organização, qualidade das peças, variedade e o preço acessível.

    Tábata de Oliveira, empreendedora.

    De acordo com Tábata, a filial da Vila Ré atende principalmente o público das classes B e C. Para ela, o maior desafio é provar que uma peça usada tem qualidade. “As pessoas são muito exigentes, mesmo em peças de baixo valor. Somos questionados quanto às doações, mas explicamos que ao vender um produto usado na nossa loja, o cliente tem a oportunidade de comprar algo para os próprios filhos”, explica.

    Na Arena Baby são vendidos roupas, calçados, acessórios, brinquedos, itens de enxoval, entre outros. Além de itens usados, a loja também oferece produtos seminovos e novos. “Oferecemos muitas vantagens para nossos clientes, como por exemplo, a possibilidade de vender peças usadas para nós e receber em crédito em dobro do valor para usar na loja durante dois meses”, explica.

    Como montar um brechó

    O Portal do Sebrae disponibiliza mais de 400 ideias de negócios para quem deseja empreender em 2025, entre elas, como montar um brechó. As informações incluem dados sobre o mercado, orientações sobre como escolher a localização e fazer um planejamento financeiro, entre outras.

    Fonte: Agência Sebrae


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