A crise instalada no Brasil com a chegada do novo coronavírus e a necessidade de suspensão de diversas atividades econômicas, obrigou empresários a repensarem seus negócios, estratégias e modo de atuação.
A tecnologia se tornou o braço direito dos empreendedores e a migração para o digital em busca de sobrevivência foi quase que unânime nos segmentos.
Para tentar amenizar os impactos do momento, o Executivo e o Legislativo editaram diversas medidas para auxiliar o empresário e a população a passar pelo período de pandemia. Impostos foram adiados ou suspensos, contas foram postergadas, novas linhas de financiamentos e empréstimos foram desenhadas para esse público, entre outras medidas.
Com tantas mudanças nos sistemas financeiro e tributário, a figura do contador ganhou destaque entre os profissionais mais procurados para solucionar problemas por caminhos legais e para manter negócios de portas aberta.
Diante desse cenário, Marcelo Lombardo, fundador e CEO da Omie, principal plataforma de gestão em nuvem para pequenas e médias empresas no Brasil, destaca que há sim maneiras de aproveitar a crise para reposicionar as empresas de contabilidade e encontrar oportunidades no momento atual.
“Os profissionais da área contábil, hoje, são a alma de muitos negócios, é o que está mantendo empresas com portas abertas. Entretanto, para que esse trabalho seja feito com maestria, é preciso entender os reais problemas das Pequenas e Médias Empresas brasileiras e o papel da contabilidade nesse contexto”, explica.